EDUCAÇÃO/CULTURA

DESEJO DE AMÁLIA RODRIGUES É REALIZADO COM O “FADO NO JARDIM DA AMÁLIA”.

29/07/2019 3
A convite dos organizadores, tive a honra de prestigiar a estreia do “Fado no Jardim da Amália”, no dia 26, na casa da fadista.

O Jardim da Amália, nasce de um dos maiores desejos de Amália Rodrigues - o desejo de promover o Fado - nesta que foi a sua casa ao longo de mais de 40 anos. São mais de 40 anos de histórias de vida, mais de 40 anos de Fado. 

 
No dia 23 de julho, Amália Rodrigues completaria 99 anos. Em comemoração, a Fundação Amália Rodrigues apresentou o Programa de Comemorações do Centenário do Nascimento da fadista, a celebrar em 2020. 
 
A celebração é a oportunidade de homenagear uma das figuras mais marcantes do século XX em Portugal. 
 
Amália foi a “voz” de Portugal no mundo e um dos maiores símbolos portugueses aquém e além -fronteiras.
 
A convite dos organizadores, tive a honra de prestigiar a estreia do “Fado no Jardim da Amália”, no dia 26, na casa da fadista
 
Garanto-vos que, independente do gosto músical, sentar-se naquele jardim, onde verdadeiros poetas um dia estiveram; além de emocionante foi um privilégio. Entre outros, imaginei Vinicius de Moraes adentrar aquela porta, onde eu - bem à frente, estacionei meu carro e gravei a abertura da minha visita. 
 
Imaginei Vinicius sentado naquela sala, num inverno de 1968 (quatro anos antes de eu nascer), quando a caminho de Roma para celebrar o natal, passou em Lisboa, para visitar Amália. Daquela visita, dois anos depois, um disco foi produzido, porém censurado. Enfim... posso dizer que, em pensamentos, fui até lá e voltei nostálgica e saudosista daquilo que eu nem vivi. Porque tudo isso é fado, é “Portugalidade” que já estão cá dentro, e já não há volta a dar.  
 
Serviço:
Todas as terças e sextas-feiras, a partir das 17h.
 
Rua de São Bento, 193 Lisbon, Portugal.



SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, é editora do Jornal Vidas Lá Fora (impresso e digital), mantem um público ativo com 17 mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com 600 participantes. São vinte anos a serviço da informação e conectando pessoas. 



​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.

@eu_andreaduarte

dreaduarte@gmail.com



DEIXE SEU COMENTÁRIO