COMUNIDADE

EXPOSIÇÃO “PONTO EM MOVIMENTO”, DO ARTISTA PLÁSTICO RENATO VELASCO CHEGA À LISBOA

05/07/2019 4
A exposição apresentada no Brasil em 2012, chega agora à Casa da América Latina, até o dia 13/9.

Nessa quinta-feira, 4/7, prestigiei a exposição/instalação “Ponto em Movimento”, do artista plástico e fotógrafo, Renato Velasco. A exposição apresentada no Brasil em 2012, chega agora à Casa da América Latina, até o dia 13/9.

 

O artista vai buscar a expressão “Ponto em Movimento” ao pintor e filósofo Vassily Kandinsky para se concentrar na ideia da própria linha, o “ser invisível” formado por um rastro do deslocamento do ponto.

“Pura ação e energia que une, divide e desloca a arte, o pensamento e a própria realidade”, explica o artita. 

 

A ocupação externa do espaço cria uma malha na qual todos estão dentro, não presos mas amarrados ou impedidos de ir e vir.

 

As linhas não definem matérias mas campos de força, redes de informação, circulações, trajetórias e revelam a imaterialidade de novos circuitos de significação da malha invisível que permeia a nossa vida contemporânea, seja ela espiritual, matemática ou eletrónica. 

 

Um outra construção dada a este projeto prende-se com uma performance denominada Himeneu Performático onde Renato Velasco se junta à sua companheira e bailarina Monica Rocha para atuarem numa performance. . 

 

Na ocasião conversei também com atriz Cristina Lago, que prestigiou os amigos, Renato Velasco e Monica Rocha. A atriz contou-me que está em Portugal para participar de uma novela da TVI e falou um pouco sobre sua personagem. Assista...

 

 

Avenida da Índia, 110, Lisboa




SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, é editora do Jornal Vidas Lá Fora (impresso e digital), mantem um público ativo com 17 mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com 600 participantes. São vinte anos a serviço da informação e conectando pessoas. 



​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.

@eu_andreaduarte

dreaduarte@gmail.com



DEIXE SEU COMENTÁRIO