GASTRONOMIA

FESTIVAL FARTURA, UM INTERCÂMBIO GASTRONÔMICO EM LISBOA.

 Festival Fartura, um intercâmbio gastronômico em Lisboa.

GASTRONOMIA

16/11/2018 0
Brasil e Portugal encontram-se na cozinha nesses dois dias com sabores e saberes.
O Festival Fartura - Comidas do Brasil e de Portugal ocorre em Lisboa, no Time Out Market, entre os dias 16 e 17/11. Nessa sexta e sábado os dois países encontram-se na cozinha. Tem um espaço de produtos e produtores; conversas para trocas de experiências; um cocktail para networking; mostra de filmes da Expedição Fartura; além de aulas demonstrativas com chefs brasileiros e portugueses a preparar pratos apetitosos para o público.
 
Na sexta feira, a chef brasileira Bel Coelho trouxe ao Fartura Lisboa um prato com tucupi, um caldo amarelo produzido a partir do sumo da mandioca brava, uma raiz típica do Brasil. Bel cozinhou um "cogumelo com caldo de tucupi" numa aula demonstrativa com o chef português Hugo Brito.
 
Vários produtores brasileiros atravessaram o Atlântico para mostrar aos portugueses o quanto se come bem por lá. Um deles é a empresária Nice Diógenes, que conversou comigo sobre a vinda de seus dois produtos ao mercado português: a “Frutã” e a “A tal da Castanha” - com origem no Ceará, região Nordeste do Brasil.  
 
Além de levar sabores, o Fartura Lisboa também promove muitos saberes ao público. Com o tema “Contando feijões”, no segundo dia, quando haverá uma conversa entre a chef portuguesa Justa Nobre, o brasileiro Caetano Sobrinho e o também português José Venâncio. A curadora brasileira Luiza Fecarotta e a curadora lusitana Teresa Vivas mediaram a conversa. Feijoada, Feijão à Transmontana, Feijão com Espinafres, Feijão Branco... Que tipo de feijão te apetece? A não perder! 
 
Ainda dá tempo para conferir, o Festival termina sábado às 22h. 
 
Time Out - Mercado da Ribeira 
Avenida 24 de Julho 1200-479 Lisboa.
 
Foto: Festival Fartura 
Os Chefs que representaram a gastronomia brasileira.
Da esquerda para a direita: Caetano Sobrinho (MG), Ivan Prado (CE), Carlos Kristensen (RS), Bel Coelho (SP), Felipe Gemaque (PA) e Ariani Malouf (MT). 
  
Time Out - Mercado da Ribeira 
Avenida 24 de Julho 1200-479 Lisboa.
 
 


08/07/2019 0

Loja de produtos portugueses comemora aniversário com um encontro de sete experiências vínicas.


SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, é editora do Jornal Vidas Lá Fora (impresso e digital), mantem um público ativo com 17 mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com 600 participantes. São vinte anos a serviço da informação e conectando pessoas. 



​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.

@eu_andreaduarte

dreaduarte@gmail.com



DEIXE SEU COMENTÁRIO