COMUNIDADE

FILAS GERAM PROTESTOS NO CONSULADO BRASILEIRO EM LISBOA E ITAMARATY PROMETE NOVAS MEDIDAS.

 Filas geram protestos no Consulado Brasileiro em Lisboa e Itamaraty promete novas medidas.

COMUNIDADE

18/01/2019 12
Comparecem no consulado, diariamente, cerca de mil cidadãos brasileiros, e são oferecidas, atualmente, 750 senhas por dia.

Após reclamações e protestos dos brasileiros em Lisboa, o Itamaraty promete um novo sistema para  acabar com filas no Consulado. 

 
Comparecem no  Consulado do Brasil em Lisboa, diariamente, cerca de mil cidadãos brasileiros, e são oferecidas, atualmente, 750 senhas por dia. As senhas começam a ser distribuídas por volta das 08:00 da manhã, e a distribuição encerra antes das 09:00.

Serviços básicos, como obtenção de um atestado criminal (necessário para o processo de autorização de residência), certificados, e até o documento de prova de vida (para efeitos de obtenção de pensões e aposentadorias) são os mais procurados. 

Segundo o Itamaraty,  o Consulado Brasileiro em Lisboa contará, em breve, com um novo atendimento de agendamento prévio por via eletrónica. 

Porém, este novo sistema será complementado pela concessão de senhas para atendimentos de caráter urgente, como é o caso das autorizações de retorno ao Brasil. 

Além dessas medidas, haverá um reforço da prática de consulados itinerantes nos Açores e na Madeira, bem como em localidades na área de atuação do consulado de Lisboa onde existam grandes concentrações de cidadãos brasileiros.

O consulado adotou a prática adicional para distribuição de senha e a prestação do serviço no mesmo dia. Além disso, começou a abrir uma hora mais cedo: às 08:00, e não às 09:00, como era habitual. 

As filas continuam a crescer, devido, entre outros fatores, ao influxo maior de brasileiros em Portugal a partir de 2015 e consideravelme nos últimos meses  - segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Dados ainda do SEF, em 2017 residiam, oficialmente, em Portugal 85.426 brasileiros.
 
Fonte: Lusa/Itamaraty/SEF
Foto: Record Europa


14/02/2019 2

Cresce número de brasileiros que pedem ajuda financeira para voltar de Portugal.


SOBRE

Redação
Redação

Redação Jornal Vidas Lá Fora



DEIXE SEU COMENTÁRIO