TURISMO BRASIL/PORTUGAL

LIVRO: ENTÂNCIAS E MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO.

 Livro: Entâncias e municípios de interesse turístico.

TURISMO BRASIL/PORTUGAL

19/06/2018 3
Nos municípios com vocação para o turismo, se faz necessário que, tanto os gestores públicos como os privados, entendam o Turismo como um elemento fundamental a ser considerado no planejamento estratégico.

O livro Estâncias e Municípios de Interesse Turístico: O Exemplo de São Paulo como Incentivo ao Turismo para o Brasil foi elaborado por uma equipe de profissionais que atuam tanto no Turismo como na Gestão Pública. Seu objetivo é levar ao leitor mais conhecimento sobre o funcionamento do turismo, elucidando como as questões do Turismo devem ser interpretadas e colocadas, tais como planejamento, envolvimento da comunidade, profissionalismo e também os critérios a serem obedecidos na elaboração das peças orçamentárias, para a otimização dos recursos do município em investimentos no Turismo.

A dificuldade de se aumentar a arrecadação nos municípios, sem a necessidade de aumento das alíquotas, aliada aos altos níveis das despesas de custeio e manutenção das dívidas municipais faz com que os recursos necessários para investimentos sejam poucos ou quase nada. Nesse cenário, os municípios classificados como Estâncias Turísticas e Município de Interesse Turístico dependem, muitas vezes, do turismo para manter sua economia.

Desse modo, precisam se “reinventar” para a obtenção de recursos para investimentos e manutenção das atividades turísticas, bem como as de infraestrutura e serviços prestados ou colocados à disposição de sua população fixa e flutuante. Torna-se, então, necessária a busca de uma gestão eficiente e eficaz não só na captação e aplicação de recursos como na utilização consciente dos recursos repassados pelo Estado de forma a não estagnar ou mesmo retroceder na qualidade turística do município, fator que certamente prejudicaria o interesse dos turistas no município.

A obra teve lançamento em Abril, em São Paulo, e a edição de capa amarela será lançada, brevemente, em Portugal. O meu exemplar recebi autografada do co-autor e amigo, Carlos Fernando Zuppo. 

 

Editora: Juruá

Organização: Paulo Roberto Galvão

Foto: Lançamento em São Paulo, o autor Carlos Fernando Zuppo com a edição portuguesa da Obra. 



13/05/2018 3

1º CONEXIDADES - Encontro Nacional de Parceiros Público e Privados, organizado pela UVESP, foi um sucesso.


SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, é editora do Jornal Vidas Lá Fora (impresso e digital), mantem um público ativo com 17 mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com 600 participantes. São vinte anos a serviço da informação e conectando pessoas. 



​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.

@eu_andreaduarte

dreaduarte@gmail.com


1 COMENTÁRIO

  • Vera Lucia Gonçalves

    18/06/2018

    Vou aguardar o lançamento em Portugal, tenho interesse no tema.


DEIXE SEU COMENTÁRIO