ATUALIDADE

MULHERES, MAIS DO QUE UM DIA

 Mulheres, mais do que um dia

ATUALIDADE

08/03/2018 0
"Na minha opinião, é um dia que devia ser dedicado a conferências, debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual."

Trocaria todas as flores, cumprimentos e mensagens virtuais lindamente montadas que hão de encher o whatsapp, messenger e facebook, por aquilo que nós mulheres mais desejamos de verdade: Respeito nos 365 dias do ano e em todos os aspectos e setores da nossa vida partilhada - seja no seio familiar, no trabalho - enfim, na sociedade...pois o nosso valor já conhecemos.

Na minha opinião, é um dia que devia ser dedicado a conferências, debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual. É claro que muito já foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

A nossa sorte é que no inicio do Século XX ocorreram as lutas feministas reivindicando melhores condições de vida e trabalho e direito de voto, nos Estados Unidos e na Europa. Posteriormente, decorrente da continuação dessas manifestações, mulheres morreram lutando e, por isso, essa data não pode ser esquecida e nem desprezada, mas merece reflexão diária e não apenas um dia do ano. É exatamente para ajudar nessa reflexão que integro e administro um grupo de mulheres empreendedoras no exterior – a AMEE.

Imaginem a luta que já é empreender dentro do próprio país, onde temos toda uma estrutura e conhecimento de mercado e leis…e se, de repente, por algum motivo de mudança de país surge a ideia ou oportunidade de também empreender, até porque nem sempre se consegue um emprego à altura que se tinha no país de origem, tornando mais dificil a situação. Daí a necessidade de, muitas vezes, colocar em prática o conhecimento e prestar serviços na área de atividade que se domina.

Isso sim é coragem, é luta, é conquista diária para viver ou sobreviver e mostrar a capacidade e driblar a concorrência que, felizmente, tem aumentado e com isso as opções, exigências e competências. Um brinde às mulheres e aos homens sortudos por tê-las no mundo, seja como mães, esposas, avós, irmãs, filhas, tias ou amigas.

 

 




SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, é editora do Jornal Vidas Lá Fora (impresso e digital), mantem um público ativo com 17 mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com 600 participantes. São vinte anos a serviço da informação e conectando pessoas. 



​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.

@eu_andreaduarte

dreaduarte@gmail.com


6 COMENTÁRIOS

  • Álvaro Nascimento

    08/03/2018

    E viva as mulheres!

  • Alexandre Torres

    08/03/2018

    Vocês têm todo o meu respeito. 🍾

  • Ana Maria Reis

    08/03/2018

    Eu concordo, principalmente porque não precisamos de um dia para sermos valorizadas. Precisamos que sejamtodos os dias.

  • Adriana Barbosa

    08/03/2018

    Estou de acordo com o artigo. Eu até fico sem graça em ter um dia específico para comemorar. Se lutamos por direitos iguais, então não precisamos disso. É certo que é importante lembrar das lutas e conquistas no início do século XX.

  • Marta neves

    09/03/2018

    Uma colocação maravilhosa e inteligente, com grande conhecimento de causa. Minha admiração profunda por uma conterranea nos dois paises. Sucesso!

  • Antonio Souza

    13/03/2018

    Gostei do artigo. Viva as mulheres todos os dias.


DEIXE SEU COMENTÁRIO