TURISMO BRASIL/PORTUGAL

O MUNDO PODE SER VISTO EM SÃO PAULO

 O mundo pode ser visto em São Paulo

TURISMO BRASIL/PORTUGAL

30/01/2018 3
"O Estado de São Paulo é um país dentro do Brasil, mas que ainda não é devidamente conhecido pelos próprios brasileiros e pelos turistas internacionais."

Falar das belezas do Brasil para os brasileiros ou mesmo para qualquer pessoa no mundo é relativamente fácil, pois é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido sobre as belezas do Rio de Janeiro, da exuberante floresta amazônica, da hospitalidade do povo brasileiro.

Mas o Brasil é muito mais do que esses ícones internacionais, e o Estado de São Paulo é um símbolo da diversidade e da riqueza que o Brasil tem a oferecer! Seus números e características mostram um pouco de sua grandeza: possui 44 milhões de habitantes, a maior produção industrial e o maior PIB (produto interno bruto) do país, uma qualidade de serviços invejável, aeroportos internacionais, excelentes estradas, hotéis, restaurantes, sistema de comunicação e de tecnologia de ponta, entre inúmeros outros predicados.

Mas as características que mais me chamam a atenção são a beleza e a diversidade cultural e natural de seus 645 municípios. Fruto de um  diversificado processo de colonização, o mundo pode ser visto em São Paulo, com o diferencial de nossas praias, de nossas serras, de nossa gente. Destes, 210 são municípios turísticos, preparados para receber bem seus visitantes e com atrativos dos mais diversos tipos e características.

Em nosso litoral, temos 293 lindas praias distribuídas em 622 km de litoral, sendo que algumas são classificadas como as mais lindas da país, como a do Bonete em Ilhabela, e que oferecem excelentes serviços de hospedagem, de gastronomia e de atividades organizadas para o lazer e para a prática de esportes.

Pelo interior, encontramos estâncias hidrominerais, centros de compras, parques temáticos, serras, cavernas, rios, cachoeiras, construções históricas e uma infinidade de atrativos já organizados em produtos muito bem estruturados de ecoturismo, de turismo rural, de turismo de saúde, cultural, gastronômico, histórico. São locais e roteiros que conseguem associar segurança, qualidade no atendimento, acessibilidade, hospitalidade, beleza cênica e valores culturais para todos os tipos de público.

Claro que ainda temos a própria capital do Estado, a cidade de São Paulo, que é uma das 10 mais globalizadas do planeta com moradores nativos de quase 200 países do mundo, uma gastronomia de referência internacional, o 10º PIB municipal global e que é a porta de entrada de qualquer cidade do planeta.

Por tudo isso e muito mais, diria que o Estado de São Paulo é um país dentro do Brasil, mas que ainda não é devidamente conhecido pelos próprios brasileiros e pelos turistas internacionais.

Ao longo dos últimos anos eu tive a oportunidade de viajar e de visitar grande parte destes municípios, suas belezas, mistérios e segredos, e decidi compartilhar um pouco desta minha experiência e do meu olhar sobre as terras paulistas, contando sobre possibilidades de roteiros temáticos, sobre histórias de regiões, sobre atrativos especiais de alguns municípios.

Assim, este é o primeiro de uma série de textos que vou escrever, no Jornal Vidas Lá Fora, sobre os encantos do Estado de São Paulo para que você possa aos poucos conhecer um pouco mais de nossas riquezas e, espero, ficar motivado a vivenciar as belezas e a diversidade paulistas!!

 

Até breve!

 

 

 

Foto: site Aprecesp/Marco Yamin

 




SOBRE

Carlos Fernando Zuppo
Carlos Fernando Zuppo

Brasileiro, residente no Estado de São Paulo.

Membro do Conselho Estadual de Turismo. Pertencente aos grupos de

Turismo Rural, Turismo Náutico, Turismo de Eventos/Negócios.

Ex-Diretor da Associação das Prefeituras Estâncias do Estado de São Paulo.

É Ex deputado estadual e federal e  atual Conselheiro Editorial do Jornal Vidas Lá Fora.


2 COMENTÁRIOS

  • Paulo Rodrigues

    26/02/2018

    O litoral paulista e o interior é riquíssimo e tem muita infraestrutura para receber os turistas. É uma pena os próprios brasileiros não conhecerem o país que nasceram e conhecem mais aqui fora.

  • Abner Souza

    15/03/2018

    Excelente artigo, temos muito para conhecer dentro do nosso Brasil.


DEIXE SEU COMENTÁRIO