COMUNIDADE

PORTUGAL/BRASIL SÃO SIMBOLOS DE UNIÃO.

 PORTUGAL/BRASIL SÃO SIMBOLOS DE UNIÃO.

COMUNIDADE

23/11/2018 1
Renato Nalini recebe a Ordem do Mérito Portuguesa do Embaixador de Portugal, João Cabral.

Fernando Pessoa em sua feliz conclusão diz que “o povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo”.

Só mesmo de Fernando Pessoa poderia partir uma verdade tão verdadeira. A cada ida a Portugal não há quem não volte com a poesia no seu coração. O português é sempre tudo. Ele é excelente anfitrião, culto, inteligente e abre um sorriso que nos deixa em casa. 

Assim me senti todas as vezes que em Portugal estive. Por isso, recebi com imensa alegria a homenagem ao grande mestre, José Renato Nalini, desembargador aposentado, coração de poeta e mestre muito além do seu tempo.

Ele foi condecorado pelo Embaixador de Portugal no Brasil, João Cabral, que lhe entregou a Ordem do Mérito Portuguesa, sob os olhares também do cônsul em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento.

Essa honraria levou em consideração o empenho do professor Nalini, então Secretário da Educação do Estado de São Paulo, em viabilizar a instalação da Escola Portuguesa na capital.

Um projeto de mais de cinco décadas que encontrava inúmeros óbices burocráticos e impedia  que Portugal tivesse sua Escola no Brasil, quando já possui unidades de ensino similares em todas as outras ex-colônias lusófonas.

São Paulo possui escola alemã, italiana, francesa, norte-americana, japonesa, entre outras.

A partir de agora há bases concretas para que os paulistas possam estudar em uma escola binacional com certificação dúplice o que permitirá a ida, sem burocracia, de brasileiros para as brilhantes faculdades portuguesas.

Agora, no bairro das Perdizes,  já tem a Escola de Portugal, para honra e orgulho dos que amam a Pátria mãe e fazem coro com Fernando Pessoa. “O Português mais do que ser de Portugal, ele é tudo. Recebe o mundo como ninguém”.

 

Foto: Dr José Renato Nalini e o Embaixador Português, João Cabral.




SOBRE

Silvia Melo
Silvia Melo

*Silvia Melo, jornalista, Diretora de comunicação da Uvesp, editora do Jornal do Interior,  diretora da WLS Produções e Eventos e correspondente do Jornal Vidas Lá Fora. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO