ATUALIDADE

SAIBA DA IMPORTÂNCIA DE JUSTIFICAR A AUSÊNCIA NAS URNAS

 Saiba da importância de justificar a ausência nas urnas

ATUALIDADE

12/11/2018 0
Se não justificar três turnos seguidos, o eleitor terá o título cancelado automaticamente.

Quem vive no exterior e não votou, não esqueça de justificar.

No site do TRE- Tribunal Regional Eleitoral ( http://www.tre-df.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/sistema-justifica-acessoé possível preencher um formulário e enviar os documentos digitalizados.

 

Saiba que se não justificar três turnos seguidos o seu título será cancelado automaticamente.

 

Todos os brasileiros alfabetizados, maiores de 18 anos e menores de 70 são obrigados a tirar o Título de Eleitor. À partir do momento que você tem esse documento, deve comparecer para votar ou anular. 

Se não o fizer, deverá justificar a sua ausência.

 

Quem mora ou está passando férias no exterior durante o período das eleições tem que ficar atento para não perder o prazo de justificativa de voto, ou para alterar a sua zona eleitoral para poder votar para presidente a cada quatro anos.

 

Os eleitores que vivem no exterior podem ainda justificar sua ausência pelo site do TRE. 

 

O valor da multa por não votar ou não haver justificado no período ideal varia de R$1,05 até R$3,51. Um valor simbólico, mas que pode ser aumentado em até 10 vezes quando considerado ineficaz pelo Juiz Eleitoral devido à situação econômica de quem justifica.

 

Não existe limites de quantas vezes você pode justificar sua ausência, ou pagar multa por não ter votado. Porém, a recomendação é que você faça isso o mais rápido possível para evitar qualquer tipo de problema com a Justiça.

Quem deixa de votar e de justificar a sua ausência fica em débito com a Justiça Eleitoral. Isso impede o eleitor de fazer várias coisas como:

 

  • Requerer uma nova carteira de identidade ou um novo passaporte;

 

  • Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;
  • Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo (ou seja, qualquer Universidade pública);

 

  • Solicitar empréstimo em qualquer banco ou estabelecimento subsidiados pela União;
  • Receber salário de entidades públicos ou subsidiados pelo Estado.

 

 

Link para justificar online. 

 

http://www.tre-df.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/sistema-justifica-aces



01/11/2018 0

Moro aceita convite de Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça


SOBRE

Andrea Duarte
Andrea Duarte

Jornalista há 20 anos, no início da carreira foi repórter noticiarista no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em seguida trabalhou na Assessoria de Imprensa na Assembleia Legislativa do Estado de SP  e na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Acumulou funções como editora/apresentadora e correspondente internacional.
Luso-brasileira (paulistana), vive em Lisboa há dez anos. Desenvolve projetos na área de Comunicação, produz reportagens, investe em outros setores, é editora do Jornal Vidas Lá Fora, mantem um público ativo com 14mil seguidores no Instagram @eu_andreaduarte, onde partilha momentos, lugares e os principais acontecimentos luso-brasileiros. Em 2017 fundou a AMEE - Associação das Mulheres Empreendedoras no Exterior com um seleto número de 1500 associadas.


​* Bacharel em Comunicação Social (FIAM), Pós-Graduada em Administração e Marketing pela (FMU) e Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Lusófona, em Lisboa.



DEIXE SEU COMENTÁRIO